Visualizações de páginas da semana passada

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mitos e verdades sobre o verão.

O sol ajuda na cicatrização da pele e seca as espinhas? E a maquiagem com proteção solar? Tem o mesmo efeito que o protetor? A Dra. Daniela Nunes, dermatologista, diretora médica da Slim Clinique (RJ), tira as dúvidas sobre os mitos e dá algumas dicas para você ficar ainda mais bela nesta temporada quente.


MITO. O sol seca as espinhas.
O sol pode gerar novas espinhas com o aumento da transpiração e da secreção sebácea. O sol também pode piorar a inflamação e causar manchas na acne já existente. Quem tem a pele oleosa deve também optar pelo protetor solar oil free para não piorar o quadro.


MITO. O protetor solar impede o bronzeamento.
É possível se bronzear com protetor solar. Ele é um aliado do bronzeado bonito, pois vai bloquear os raios ultravioleta, que liberam os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.


VERDADE. Cicatrizes e machucados escurecem com o sol.
Porque quando ocorre um machucado há um processo inflamatório que causa um quadro de hiperpigmentação pós-inflamatória. Então não é recomendado se expor ao sol com um machucado ou cicatriz recente, pois eles ficarão com uma cor mais pigmentada (escura).


MITO. O sol também ajuda na cicatrização da pele.
A radiação ultravioleta libera radicais livres, o que piora a cicatrização.


VERDADE. Cremes bronzeadores podem manchar a pele.
Nas regiões em que a pele é mais áspera, o creme bronzeador vai absorver mais, então essa região ficará mais escura que o resto do corpo (joelho e cotovelos). Então, alguns dias antes de aplicar o creme bronzeador, faça uma esfoliação na pele para igualar o tom. Na hora da aplicação também use uma luva para não manchar as mãos.


VERDADE. Usar perfume para se expor ao sol pode manchar a pele.
Não só o perfume pode manchar ou irritar a pele sob o sol. Maquiagem e manipulação de frutas cítricas também. Fique longe de qualquer comida ou bebida que tenha limão.


VERDADE. Para garantir um bronzeado bonito, é bom esfoliar a pele uma semana antes de se expor ao sol.
A pele deve estar em tom uniforme para adquirir uma cor bonita sem manchas, para isso faça uma esfoliação corporal uma semana antes de se expor ao sol e capriche no hidratante diariamente. Para que a pele não descame, a hidratação é fundamental. Então no verão, tente aplicar o hidratante duas vezes ao dia.


MITO. A maquiagem com proteção solar tem o mesmo efeito que o protetor.
Para que o filtro de uma base tenha esse efeito será preciso aplicar muita quantidade do produto, o que não dará uma boa base. O que existe no mercado são protetores solares com cor de base. Esse sim pode ser usado. Antes de se maquiar é recomendável usar o filtro solar na quantidade adequada, mesmo que a maquiagem tenha filtro. A proteção do filtro da maquiagem será complementar.


VERDADE. Borrifar água termal faz bem à pele.
A água termal é excelente para recuperar a barreira cutânea, pois tem zinco, magnésio e cálcio, e pode ser borrifada no rosto mesmo durante a exposição solar.


MITO. Somente o filtro solar para cabelos protege os fios do sol.
O filtro solar foi desenvolvido para a pele. O FPS é aferido de acordo com o eritema causado pelo sol na pele. Mas no cabelo não há estudos que verifiquem qual é o FPS mais adequado para combater a exposição solar. Por isso, a recomendação é usar o filtro solar para cabelos mas também mantê-los cobertos com chapéus ou bonés.


VERDADE. A água do mar e a da piscina ressecam a pele.
É importante após o mergulho tomar uma ducha para retirar os resíduos de cloro ou de sal da pele e cabelos.


MITO. Se eu passar protetor antes de sair de casa, estou protegida o resto do dia.
É importante passar o protetor no mínimo 30 minutos antes da exposição solar para que o produto seja bem absorvido e reaplicar a cada 3 horas ou a cada vez que for à água. O suor e a água retiram o protetor.


MITO. A alimentação pode ajudar a aumentar as defesas da pele.
A única influencia na alimentação seria no bronzeamento. Alimentos com betacaroteno (as frutas e legumes de cor vermelha, laranja e amarela) ajudam na obtenção de um bronzeado mais bonito.


VERDADE. No verão é mais comum ter herpes labial.
A herpes labial são vesículas que aparecem no lábio, principalmente na região inferior. Não é exatamente uma doença do verão, mas a exposição intensa à radiação solar é uma das formas de gerar sua erupção. Dura de cinco a dez dias, mas é doloroso e impede o contato social, porque uma das recomendações é evitar o beijo. Portanto, use protetor solar labial ou batom com protetor solar FPS 15 ou maior.


VERDADE. Na praia, o melhor lugar para se instalar é perto da água.
Tome muito cuidado com areia e terra paradas. Ao chegar à praia, procure se instalar à beira mar, onde há grande circulação de água e nunca se sente na areia sem estender uma toalha ou canga. O problema que pode surgir desse descuido se chama bicho geográfico ou larva migrans, uma doença causada por parasitas intestinais de cães e gatos. As larvas nascem em terrenos que lhes dêem calor e umidade. Os locais mais usualmente atingidos são os pés e as nádegas.


MITO. Os cabelos crescem mais no verão.
Na literatura dermatológica não há nenhuma menção a esse fato. O que sabemos é que no período de outono e inverno os fios tendem a cair mais pois há o aumento da dermatite seborréica que propicia a queda.


MITO. Usar muito protetor labial resseca os lábios.
Não. Mas o ideal é optar por um protetor labial com hidratante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário