Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 31 de maio de 2011

Profissão de moda.

Desenhos, Panos, Alfinetes. Quer entrar nesse mundo ? Então, não perca esta matéria !


 Foi-se o tempo em que a moda era vista como uma profissão para poucos, um mundinho fechado onde só entrava gente famosa e ousada. Hoje, pode-se dizer que o mercado cresceu muito. Prova disso é o aumento da procura pelo curso nas escolas brasileiras. São meninas e meninos do País inteiro que levam o assunto a sério e que descobriram na moda uma profissão que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado no Brasil.
  Mas se você pensa que essa faculdade só forma estilistas, está muito enganada.
  As áreas de atuação são muitas :
~Desenvolvimento de produtos ;
~Consultoria de imagens ;
~Direção de Desfiles ;
~Produção de moda ;
~Agenciamento de modelos ;
~Fotografia de moda ;
~Figurino ;
~Edição de moda ;
~Marketing ;
~Industrial ;
~Estilismo .
  Todos esses campos são bem esclarecidos durante a faculdade. E, dependendo da sua opção, há cursos específicos. No Senac, por exemplo, tem as opções "Estilismo" e "Modelagem".
  A primeira é voltada totalmente para a criação. "O estilista, antes de criar, faz um trabalho intenso de pesquisa sobre materiais, cores, referências. Portanto, é imprescindível ser muito antenado e  gostar de fazer pesquisa para investir nessa área", conta a coordenadora dos cursos de moda do Senac, Marisa Durante.
  Já na Modelagem, os alunos custuram pra valer.
  "Queremos preparar o aluno para que ele seja mais do que aquele técnico que executa o trabalho do estilista. Uma vez que ele transforma o projeto em produto, deve ter elementos culturais necessários para interpretar o trabalho do estilista", explica Marisa. Ela também conta que, no primeiro ano, os alunos dos dois cursos têm as mesmas aulas. Depois, eles se separam. E isso tem razão de ser : um deve conhecer o campo do outro para ter certeza do que quer fazer. E as aulas práticas começam já no primeiro ano. "Se os alunos não entram produzindo logo de cara, muitos desanimam", justifica Marisa.
  Raphaela Lourenço Nanes, de 24 anos, aluna do terceiro ano de modelagem do Senac, sabe muito bem como é pôr a mão na massa. "Começei a fazer corte e costura há alguns anos e tomei gosto pela coisa", diz. Raphaela, que já trabalhou numa confecção masculina, mas sua vontade mesmo é ir para a indústria têxtil, lidar com tecnologia dos tecidos. "Até quero ter uma grife, mas, só no futuro", sonha. Além de fazer a faculdade, ela estuda Italiano e já fala bem o Inglês.



Trabalho à vista


O inglês é item básico para qualquer profissão. Na moda, então, ele é imprescindível. Afinal, é uma língua universal e muitas das referências vem de fora. Outro idioma, como italiano, espanhol, e francês, também pode fazer a diferença na hora de arrumar um trabalho. É o que aconteceu com a aluna na Universidade Anhembi Morumbi, Mariana Tavares Resende, de 20 anos. Já no primeiro ano, a garota conseguiu um estágio superbacana numa indústria têxtil. E acredita que o fato de falar Inglês e Espanhol fluentemente a ajudou a ser escolhida. Além do idioma, Mariana tem outro segredinho : a determinação. "A universidade proporciona muitas oportunidades ao aluno, mas a gente tem que correr atrás, fazer a nossa parte", conta. Ela saiu do Recife onde acreditava que ainda não haja campo, e foi para São Paulo atrás do seu diploma.
Mariana optou por Marketing de Moda, voltado para a área de negócios. Aliás, esse é o foco principal da Anhembi Morumbi.
"O curso forma o profissional para o mercado de trabalho", diz Carla Marcondes, coordenadora de Marketing de Moda e Design de Moda. Enquanto o primeiro segue mais a linha de negócios, o segundo é voltado para criação. Porém, ambas as turmas recebem uma boa visão de como é o universo da moda. Além disso, segundo Carla, a Anhembi Morumbi é muito procurada por grandes empresas que buscam parcerias, não só oferecendo estágios para os alunos como, também, promovendo eventos dentro do campus. Isso é uma forma de aproximar o aluno da profissão.


Para mais informações e/ou continuação do texto, é só comentar pedindo :)
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário